quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O jugo da mocidade.

"É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem.
Leve-o sozinho e em silêncio, porque o Senhor o pôs sobre ele."
Lamentações 3:27-28

Juventude: época inesquecível para muitos. Tempo de novas descobertas. Hormônios à flor da pele.

Entretanto, ao jovem cristão, digo sem medo de errar: que período difícil e tentador! Assim como há diferença entre adultos cristãos e incrédulos, assim acontece aos jovens.

Pela falta de experiência, pelos hormônios e por outros jovens ao redor somos passivos a agir de forma errada em várias áreas de nossa vida. Digo "nós" porque tenho 19 anos e sei da luta que enfrento nesta etapa de minha vida. Somos tentados em vários lugares, como escolas, faculdades e nos ambientes de trabalho, lugares onde muitas crenças e ideias contrárias à Palavra de Deus nos cerca.

"Jugo" em sentido figurado (que aparece nos versículos acima) representa submissão, sujeição. Existe um jugo para o jovem que serve a Deus, o qual não se aplica ao jovem incrédulo. Nós desde cedo aprendemos que o homem caído precisa ir sendo crucificado, e o novo aparecer dia após dia.

A sujeição consiste em se render à Lei de Deus. Não para adquirir a salvação, mas para viver de forma que agrade a Deus. E ser submisso a Deus significa para o jovem muitas vezes abrir mão de certos desejos, os quais são fortes. Muito fortes.

Particularmente creio que Jeremias se referiu principalmente ao ato de se manter pureza sexual. A versão acima é NVI, mas a Almeida traz: "Assente-se solitário e fique em silêncio", em vez se "leve-o sozinho...". Sabemos que a queda da humanidade atingiu muito forte a sexualidade.

Olho para os jovens ao redor e o que mais vejo é impureza sexual, embriaguez, atos de "ficar" (sem compromisso sério algum). E o jovem de Deus precisa se abster de tudo isso. Não é fácil. Mas é a Palavra de Deus, portanto não há desculpas.

Não obstante, observe a expressão "é bom", que inicia o versículo. Significa que mesmo em toda a dificuldade, Deus se agrada do jovem que leva seu jugo. E isso nos serve de consolo. E também nos proporciona bênçãos de Deus:

"...a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.
1 Timóteo 4:8

Lembrando que no Novo Testamento a palavra "piedade" significa devoção a Deus.

Por essa razão, venho estimular aos jovens que lerão esta pequena e rápida postagem, bem como tento me incentivar também. Porque como um jovem sei do que digito aqui. Podemos carregar um jugo, mas temos a promessa de Deus da nossa vida presente e por fim da vida que há de vir, a eterna. Você e eu caímos e levantamos, mas mesmo assim o Senhor deseja que suportemos o jugo da mocidade e sigamos sem olhar para atrás.

Espero edificar a muitos com este texto. Deus abençoe a todos.

9 comentários:

  1. É tao dificil, tao dificil, eu sinto raiva mts vezes, e por ler esse texto sinto mais raiva , mas eu nao consigo ignorar isso tudo , ja me acustumei com a desmoralizacao que recebo das outras pessoas, eu tento ter fe nisso tudo, só. Pesso q Deus tenha misericordia de mim

    ResponderExcluir
  2. Não se sinta culpado irmão, em verdade o caminho que leva a vida é difícil(Mt 7:14). Olhe para a cruz e veja o amor de Cristo pela tua vida, e saiba que ele não te condena, mas perdoa, e te ajuda a vencer as difículdades, pois ele já venceu por você, sendo sujeito as paixões e todas tentações humanas, foi fiel até o fim. Até Jesus se encontrou em necessidade , quando sabia que iria morrer, orou ao pai que viesse afastar o calice dele, mas o pai enviou um anjo e animou a ele. Em verdade Jesus não merecia, mas pagou o preço de nossos pecados por amor a nós e ao pai, e assim também, o pai nos amou de tal forma, que foi capaz de dar seu único filho, para que todo aquele que nele crê, tenha a vida eterna(João 3:16). Para mim também é muito difícil, tenho 16 anos, e também passo por diversas provações, em que muitas não caí, mas já caí em outras, mas o importante e o pruncipal, é que você continue lutando, crendo em Jesus, e sabendo que ele te ama muito, por isso morreu na cruz e ressucitou, para que quando ele voltar, você ressucite em um corpo celeatial, livre de toda carne, pecado , dor , tristeza... Mas viva uma vida eterna junto a ele, em amor, paz, e alegria.
    Continue! Pois Deus nos ama e nos perdoa, pela graça manifesta em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kennedy, fiquei na dúvida se você direcionou seu comentário a mim ou ao amigo acima anônimo.
      Em todo o caso, Deus te abençoe pelas belas palavras, totalmente bíblicas, edificadoras, baseadas nos princípios do Evangelho.
      Abraço.

      Excluir
    2. Amem Somos Fortes Galera Lembra ? Jovens Sois forte Porque ja venceste o Maligno , Deus Ta LEVANTANDO UMA GERAÇÃO DE FÉ E FIRMEZA . GLORIAS A DEUS !

      Excluir
  3. Amem Deus Abençoe Vamos Impactar Nossa Geração Somos Forte Jovens Porque A Palavra de Deus Habita em Nós e Já vencemos o maligno ! :D

    ResponderExcluir
  4. Quanto é difícil... é sempre bom ajudar com palavras que proferem força,coragem e motivação. É desse suporte que precisamos,baseada nos princípios bíblicos. Deus abençoe sua vida e continue a nos ajudar nessa caminhada, tenho 20 anos. realmente é complicado se manter de pé por tanto tempo. Graças as misericórdias do Senhor não somos consumidos.

    ResponderExcluir